Matematica Financeira
Dentre as várias definições, a matemática financeira , segundo [1], “ é a ciência que estuda o dinheiro no tempo”. Define-se a maneira como o dinheiro está sendo ou será empregado a fim de maximizar um resultado a qual se espera que seja positivo.
A decisão de se comprar um bem à vista ou a prazo envolve cálculo financeiro: precisamos comparar os juros cobrados, aquela que mais benefícios trará, ou menos prejuízo acarretará.
Elementos Básicos
A seguir serão apresentados os elementos básicos da matemática financeira a fim de se financeira a fim de se elucidar um melhor entendimento sobre o assunto, sendo os termos mais comumente usados nos relacionamentos financeiros:
Capital: o capital é o valor aplicado através de alguma transação financeira. Também conhecido como Valor Presente.
Juros: juros representam a remuneração do capital empregado em alguma atividade produtiva. Receber uma quantia hoje ou no futuro não é, evidentemente, a mesma coisa. Postergar uma entrada de caixa (recebimento) por certo período de tempo envolve um sacrifício, o qual deve ser pago mediante uma recompensa, definida pelos juros [59]. Os juros podem ser capitalizados segundo os regimes de juros simples ou juros compostos.
Juros representam a remuneração do Capital empregado em alguma atividade produtiva. Os juros podem ser capitalizados segundo dois regimes: simples e composto.
Montante: montante é a soma do capital com os juros. Pode também ser chamado de Valor Futuro (capital empregado mais à soma dos juros no tempo correspondente). As notações mais utilizadas nos relacionamentos financeiros são:
C capital
Comparação
Juros compostos
Após a leitura será exposto para os alunos um exemplo, lembrando que os alunos já teriam trabalhado com juros simples, com o objetivo que mostrar por que o cartão de crédito pode se tornar um grande inimigo do nosso bolso. Será enfatizado que isso está ligado ao fato de o cálculo de juros ser