lideranca
1. Planejamento
Envolve a definição dos objetivos e metas da organização, o estabelecimento de uma estratégia geral para atingir esses objetivos, bem como o desenvolvimento de uma hierarquia abrangente de planos para integrar e coordenar as atividades
É um processo fundamental para as organizações por estabelecer e selecionar, de forma consciente, alternativas de cursos de ação para a Instituição como um todo e para cada uma de suas áreas de atuação.
Nesse sentido, o planejamento tem como insumos básicos resultados de análise da conjuntura econômica, mercadológica, tendências do mercado, comportamento da concorrência, expectativas e demandas da sociedade, cenarizações econômicas e tecnológicas, etc.
A partir da análise desses cenários são identificados e definidos objetivos, estratégias, políticas e diretrizes corporativas, bem como planos de ação sob a forma de metas e programas para consecução dos objetivos coporativos e setoriais.
Como resultantes do processo de planejamento, são definidos os planos Estratégico, Tático e Operacional, com a seguinte configuração:
1.1 Estratégico: Se constitui na mobilização de todos os recursos da instituição, em âmbito global, visando atingir os objetivos organizacionais (curto, médio e longo prazos).
Estabelece os objetivos gerais da organização e os que procuram posicionar a instituição em termos de seu ambiente organizacional. Tem um horizonte de longo prazo (cinco anos ou mais)
O plano estratégico é desdobrado pelos diversos níveis da organização, servindo de base para os planos táticos.
1.2 Tático: Se constitui em um esquema específico de utilização de recursos, em consonância com uma estratégia geral, como, por exemplo, um orçamento anual ou um plano de investimento, referente a um departamento/setor, acoplado a uma estratégia global de longo prazo.
Os planos táticos especificam os detalhes de como os objetivos gerais serão alcançados. Têm um horizonte de