fundamentos das politicas sociais
Centro de educação a distancia
POLO: Belém – 23201
CURSO: SERVIÇO SOCIAL - 4º SEMESTRE
DISCIPLINA- FUNDAMENTOS DAS POLITICAS SOCIAIS
Antonia de Brito Sampaio- RA: 380125
Kelly Lene Tapajós Conceição- RA: 357424
Marciléia Alencar de Moraes-RA: 366499
Patrícia Liane Tapajós Conceição- RA: 357422
Selma Maria Gonçalves Cruz- RA: 381857
TRABALHO:
SERVIÇO SOCIAL E POLITICAS SOCIAIS
PROFESSOR (AD):
MARIA EDILENE XAVIER ROCHA GARCIA
Belém - pá: 22013
SERVIÇO SOCIAL E POLITICAS SOCIAIS
ALUNAS DO SERVIÇO SOCIAL 4º SEMESTRE
Antonia de Brito Sampaio
Kelly Lene Tapajós Conceição
Marciléia Alencar de Moraes
Patrícia Liane Tapajós Conceição
Selma Maria Gonçalves Cruz
RESUMO
Este artigo busca responder o questionamento do grupo pesquisador, sobre a atuação do assistente social junto às políticas sociais. Surgindo então no contexto de discussão teórico - critico do grupo de iniciação, pretendendo apresentar, de modo concreto um quadro de analise cientificamente afirmativa da atuação do assistente social junto às políticas sociais. A partir do disposto na Constituição Federal de 1988-CF/88 e na lei Orgânica da Assistência Social de 1993- LOAS/93. Busca compreender os elementos centrais que contribuíram para que a assistência social alcançasse seu status de política social, de direito do cidadão e dever do estado.
INTRODUÇÃO
O serviço social tem por objetivo fortalecer o vinculo dos usuários juntos as políticas Sociais, que visam responder as demandas da sociedade principalmente as comunidades mais carentes que vivem na marginalidade e em condições de vulnerabilidade. A política publica tem o papel de controlar os conflitos sociais, apesar do Brasil está economicamente em desenvolvimento.
O assistente é um sujeito critico capaz de executar políticas publicas através de uma pesquisa social onde ele vai avaliar que projeto aquela comunidade ou usuário precisa dentro do âmbito social.