matinho lutero
3.1 FAMILIA E EDUCAÇÃO Martinho Lutero nasceu em 10 de novembro de 1483, em Eisleben, Alemanha. Sua família não era abastada, e a educação familiar era pautada por padrões de severidade, próprios da época. Os primeiros anos escolares (1488-1497) foram marcados pelo aprendizado do latim, do canto e dos princípios básicos da fé cristã. O método empregado para o ensino era caracterizado pela memorização e, não raro, por castigos físicos. À fase escolar seguinte até 1501, conhecida como escola do trívio (estudo da gramatica, da retórica e da dialética), seguiu-se o quadrívio (estudo da geometria, da aritmética da musica e da astronomia). Assim Lutero estava pronto para entrar na faculdade de Direito.
3.2 DA FACULDADE AO MOSTEIRO A continuação dos estudos em Direito nem se deu. Foi interrompida em Julho de 1505. Em razão de um raio que quase o atingira, e apavorado com a proximidade de que esteve da morte, promete abandonar tudo e tornar-se monge. Há outras duas versões para sua decisão , uma de um amigo que morreu, e outra que Lutero teria sido ferido por um golpe de espada. O que transparece, em qualquer dos três relatos, é a forte presença de um sentimento de medo e castigo associado a culpa. É assim que ainda em julho de 1505 ingressa no convento dos agostianos.
3.3 SACERDOTE E MONGE Seguindo a tradição dos monges, Lutero tornou-se um sacerdote e em 1507 rezou sua primeira missa. A entrada na vida monástica não foi o suficiente para acalmar Lutero nem lhe trazer a desejada paz interior. As penitências constantes e precedidas de confissões diárias não foram o suficiente para lhe afastar a imagem de um Deus que pune.
3.4 OS ESTUDOS EM TEOLOGIA E PAZ INTERIOR Em busca de paz, resolve estudar teologia (1507-1512). Muda-se para Wittenberg e obtém o titulo de doutor. Passa a lecionar na faculdade de teologia. Na universidade foi auxiliado por um de seus professores , o qual lhe pondera que a