Matinho lutero
Mais tarde aos dezessete anos, em 1501, Lutero entrou na Universidade de Erfurt para estudar Direito, pouco tempo após iniciar seus estudos, ele resolveu tornar-se monge empenhando-se em realizar boas obras a fim de agradar a Deus e servir ao próximo através de orações por suas almas.
Lutero ensinava que a salvação não se consegue com boas ações, mas é um livre presente de Deus, recebida apenas pela graça, através da fé em Jesus como único redentor do pecador. Sua teologia desafiou a autoridade na Igreja Católica Romana, pois ele ensinava que a Bíblia é a única fonte de conhecimento divinamente revelada.
Lutero deu inicio a reforma protestante embora tenha sido motivada primeiramente por razões religiosas, também foi impulsionada por razões políticas e sociais, pois ele não concordava com algumas decisões impostas pela igreja naquela época, como exemplo, a compra do perdão das pessoas com pagamento para que assim sejam salvas, ele achava que isso não era correto aos olhos de Deus. Então decidiu tornar públicas suas idéias e elaborou 95 teses, reunindo o mais importante de sua redescoberta teológica e fixou-as na porta da igreja do castelo de Wittenberg, no dia 31 de outubro de 1517. Ele pretendia abrir um debate para uma avaliação interna da Igreja, pois acreditava que a Igreja precisava ser renovada a partir do Evangelho de Jesus Cristo. Em pouco tempo toda a Alemanha tomou conhecimento do conteúdo dessas teses e elas espalharam-se também pelo resto da