Matinho Lutero e a Reforma
Este trabalho tem o objetivo de apresentar a necessidade da Reforma no contexto do século XVI, pois a Igreja Católica Romana estava corrompida.
Observa-se que o papa intitulava-se o substituto do Apóstolo Pedro, era comum neste período a venda das indulgências para obtenção do perdão dos pecados e a simonia caracterizada pela venda de objetos sagrados e venda de cargos, que transformava muitas práticas religiosas em comércio.
O argumento usado pelo papa Leão X para a prática da venda das indulgências era a construção da Basílica de São Pedro.
Apresenta-se Lutero, grande expoente da Reforma, com seus conflitos interiores, sua decepção com a Igreja Romana e o seu desejo de trazer à luz a verdade da Escritura Sagrada ao ponto de ser perseguido pela Igreja. A Igreja que como reação as 95 teses e ao seu discurso convocaram sua presença em concílios para se retratar, fato que não ocorreu, chegando a ser excomungado.
Este assunto para mim é de grande importância, pois é muito comum encontrar pessoas que queiram saber sobre a história da Igreja, se havia somente uma igreja, porque aconteceu essa divisão, quem estava certo e tantas outras questões que só podem ser respondidas por meio da história que traz os acontecimentos reais.
Esta monografia está dividida em três capítulos: O primeiro capítulo apresenta um olhar sobre a vida de Lutero, seu nascimento e infância, sua conversão, seus estudos e vida monástica, seu casamento e sobre sua morte.
O segundo capítulo relata seus conflitos interiores, sua decepção com a Igreja Romana bem como sua grande descoberta: a justificação pela fé, sua ousadia ao fixar as 95 teses, o debate em Leipzig e a Dieta em Worms.
No terceiro capítulo é tratado sobre o pensamento de Lutero, ou seja, a Teologia da Cruz, só a Escritura, a Fé e a Graça.
Capítulo 1. Um olhar sobre a vida de Martinho Lutero
1.1. Nascimento e infância
Nasceu no dia 10 de novembro de 1483, na pequena cidade de