Materiais compostos
Definição:
“Denomina-se de material compósito ou simplesmente de compósito um material composto por duas ou mais fases, sendo essas de diferentes propriedades químicas e físicas. Ainda, representam uma “classe de materiais compostos por uma fase contínua (matriz) e uma fase dispersa (reforço ou modificador), contínua ou não, cujas propriedades são obtidas a partir da combinação das propriedades dos constituintes individuais”
A síntese de materiais compósitos consiste em misturar compostos de naturezas distintas visando imprimir novas propriedades aos materiais.
A matriz geralmente é um material contínuo que envolve a fase dispersa. As propriedades do compósito é uma função de fatores como a geometria da fase dispersa, distribuição, orientação e também da compatibilidade interfacial entre os constituintes da mistura. Ou seja, para que se forme um compósito é necessário que haja afinidade entre os materiais que serão unidos. Por isso, é muito importante conhecer as propriedades químicas e físicas dos diferentes materiais envolvidos; mais especificamente as propriedades das interfaces dos constituintes dos compósitos.
FASE DISPERSA: É O QUE DA FORMA. ARMAÇÃO
Tipos de materiais:
Como se posiciona a matriz e a fase dispersa
Características dos compostos particulados:
Em geral a fase particulada é mais dura e mais rígida que a matriz.
A matriz transfere parte da tensão aplicada às partículas que suportam uma fração da carga
Ex: Concreto.
Características dos compostos fibrosos
Em geral deseja-se nesses materiais alta resistência, tenacidade e rigidez em relação ao seu peso.
Obs: materiais facilmente quebráveis, mas relativamente leves. Ex: Fibra de carbono
Posicionamento:
Características:
As propriedades dos compósitos esta relacionada a sua geometria, ou seja, formato de suas partículas, tamanho, distribuição e orientação. Por tanto, a resistência, durabilidade, peso, resistência a cargas. Exemplo do C. Exemplo B
Exemplo A