Materiais compostos
DE
QUÍMICA
MATERIAIS COMPOSTOS
• INTRODUÇÃO
A tecnologia dos materiais compostos, especificamente dos plásticos reforçados (PR), teve um significante progresso no início dos anos 40, pois foi neste período que houve um grande crescimento no que diz respeito a sua aplicação em elementos estruturais. São várias as definições atribuídas aos materiais compostos, também conhecido como compósito ou composito, dependendo do entendimento de cada autor. De uma forma geral pode-se definir materiais compostos como um termo a fim de obter um produto final com propriedades não encontradas nos materiais convencionais genérico e amplo, que traduz a combinação de elementos com características isoladamente diferentes, a (Gay, 1991) define material composto como sendo um material formado por diferentes materiais, sendo que quando analisado macroscopicamente o mesmo é homogêneo. Por outro lado, o mesmo possui fibras contínuas ou não, que oferecem resistência mecânica; e, a matriz que dá forma ao produto final.
(Mendonça, 2005) faz a seguinte definição:
“Um material composto é um conjunto de dois ou mais materiais diferentes, combinados em escala macroscópica, para funcionarem como uma unidade, visando obter um conjunto de propriedades que nenhum dos componentes individualmente apresenta.”
É importante ressaltar que como definição de uma forma geral de materiais compostos, ela é bem clara, no entanto é importante ressaltar que os componentes aparecem em escala macroscópica no composto. Isso para poder diferenciar das ligas, por exemplo, nas quais são combinados diferentes materiais, como o manganês no aço; no entanto, em escala atômica. Já nos materiais compostos, a escala de dimensões das inclusões é tipicamente da ordem de um micrometro ou maior.
Uma outra definição é que um material composto é formado pela união de dois materiais de naturezas diferentes, resultando em um material de performance superior àquela de seus componentes tomados