Materiais compostos
Introdução
Definições
Materiais Compósitos: No sentido mais amplo, podemos definir material composto ou compósito como um produto onde dois ou mais elementos são combinados em uma estrutura para obter vantagens e melhorias que nenhum dos componentes poderia fornecer isoladamente. Utilizando polímeros, por exemplo, o material composto pode se caracterizar como uma resina polimérica reforçada por fibras de vidro (cerâmica).
Outros compósitos são a madeira, onde a matriz lignina é reforçada com as fibras de celulose; o osso, matriz mineral reforçada com fibras de colágeno; o concreto reforçado com aço, as fibras de carbono reforçadas com resina epóxi, entre outros.
Compósitos funcionais: materiais compósitos cujas propriedades de interesse principal são as propriedades elétricas, térmicas, magnéticas ou ópticas, além da propriedade mecânica. Classificação dos materiais
Materiais Compósitos
Constituição do compósito: Fase contínua (matriz) Fase dispersa (carga)
Função da matriz:
• Distribuir e transferir as tensões para a carga;
• Ligar a carga uma com as outras;
• Proteger a superfície da carga.
Tipos de carga: Reforço Enchimento
Tipos de Compósitos
Cruzetas e dormentes
Atenta às tendências e novidades do mercado a Edra Eco Sistemas iniciou a fabricação de perfis estruturais em material composto, para reforço de cruzetas poliméricas para postes de eletrificação e dormentes para ferrovias.
Poste de eletrificação
Dormentes para ferrovias
As cruzetas e os dormentes tradicionalmente fabricados em madeira de lei, o que nos dias atuais na maior parte do mundo e já com forte tendência no Brasil, é visto como uma prática condenável.
Em contra partida a Edra Eco Sistemas, em parceria com empresas especializadas em produtos fabricados a partir de plásticos reciclados desenvolveu um perfil