Resumo Sobre Motivação e Satisfação
- Teoria de Maslow, hierarquia de necessidades
- Teoria de dois fatores, Herzberg
- Teoria de Alderfer
- Teoria de McClealland
- Três teorias de processo: equidade, expectativa e definição de projetos
- Definição de motivação: A motivação é um conjunto de forças energéticas que se origina tanto dentro quanto fora de um indivíduo para iniciar o comportamento relacionado ao trabalho e para determinar sua direção, intensidade e duração.
Alguns termos que envolvem a realização da satisfação: desejos, vontades, querer, alvos, objetivos, necessidades, iniciativas, motivos e incentivos.
- Teorias da motivação:
- Diferença entre teoria de processo e de conteúdo:
Conteúdo: Tentam determinar o que motiva as pessoas no trabalho, se concentram em identificar necessidades.
Processo: enfatiza os processos de pensamento nos quais os indivíduos se engajam quando escolhem entre diferentes caminhos quando tentam satisfazer suas necessidades.
- Teoria das Necessidades de Maslow 1971:
* Necessidades Fisiológicas
* Necessidades de segurança/proteção
* Necessidades sociais
* Necessidade de estima + Necessidade de autoestima (realização, independência e liberdade) + Necessidade em relação a estima dos outros (status, reconhecimento, respeito)
* Necessidade de Autorrealização
- Teoria dos dois fatores de Herzberg 1959 * O que as pessoas querem de seus trabalhos?
* Entrevista com 200 engenheiros e contadores
* Cria-se dois fatores, motivacionais e higiênicos
* Fatores motivacionais: Referem-se ao conteúdo do cargo, às tarefas e às atividades relacionadas com o cargo em si. Incluem liberdade de decidir como executar o trabalho, uso pleno de habilidades pessoais, responsabilidade total pelo trabalho, definição de metas e objetivos relacionados ao trabalho e auto-avaliação de desempenho.
* Fatores higiênicos: Dizem respeito às condições físicas do ambiente de trabalho, salário, benefícios sociais, políticas da organização, clima organizacional,