GEST O 2 para ap
Função do Orientador Educacional - Articulador da integração entre família e escola para desvelar o contexto sociocultural da comunidade escolar e suas necessidades no currículo escolar.
Função do Supervisor Educacional - Organização, mobilização e acompanhamento da ação pedagógica no processo ensino-aprendizagem com o objetivo de garantir o direito a aprendizagem de todos.
Gestão Democrática – O processo constante de construção coletiva na organização do funcionamento escolar, conciliando os conflitos de poder, a formação profissional frentes a demanda pelo direito a aprendizagem.
Desafios da gestão democrática – Ampliar a participação da comunidade escolar na efetivação do PPP.
Princípios da ação integrada dos profissionais da educação – Descentralização do poder. Segundo Bastos no texto Representação... a escola vive um cotidiano de decepções, de fracassos...os professores continuam ensinando, dialogando com estudantes e suas famílias, mas esse diálogo tem se transformado em monólogo, onde educadores, estudantes e famílias falam, mas os governos não atendem.
Com base nesse pensamento que duas expectativas seriam possíveis para o enfrentamento desse conflito no cotidiano da escola¿
R.: Para uma efetivação da superação dos conflitos existentes no cotidiano escolar se faz necessária uma articulação conjunta dos profissionais da orientação educacional, pedagógica, supervisão e direção com um eficaz PPP, que seja relativo ao contexto social daquela comunidade, ou seja, todos devem reunir forças, dialogar com a família, unificando o trabalho escola|família para que ambas consigam discutir e levantar soluções para suas necessidades, atingindo assim, os objetivos propostos. Outra alternativa seria a transversalidade proposta nas diretrizes curriculares, que são assuntos diversificados e de grande relevância na atualidade e, a interdisciplinaridade. Ambas com conteúdos que ultrapassem a simples proposta de aquisição de conhecimento, mas que o currículo