Alimentos Transgênicos
Um grande perigo são os alimentos transgênicos, caracterizados por serem modificados geneticamente em laboratório, em prol da obtenção de maior resistência as pragas das plantações e favorecer o lucro dos produtores rurais. Onde no quesito economia, é de grande vantagem o cultivo de tais produtos, porém quando o assunto é saúde, há controvérsias.
Os variados estudos realizados acerca do assunto apontam para o mal à saúde após muito tempo de consumo, podendo causar desde reações alérgicas até patologias graves, como o câncer. O mesmo não foge quando o assunto é poluição ambiental, devido ao uso excessivo de produtos tóxicos na agricultura, e ao eliminar também populações benéficas as plantações como por exemplo as abelhas, causando danos a biodiversidade. O cultivo dos transgênicos também é um problema para os agricultores que cultivam plantações convencionais ou orgânicas, Eles têm perdido o direito de vender suas safras como convencionais ou orgânicas, que são mais valorizadas no mercado, este tomado de multinacionais que, no momento, seguem expandindo a nível mundial e que em questão de tempo acabarão se apoderando do mercado das sementes em todo o mundo.
Somado aos impactos sobre a biodiversidade e o aumento no uso de produtos tóxicos, a produção agrícola transgênica se mostra mais prejudicial que benéfica, sendo um problema, que necessita da proibição da aprovação de novas culturas, rotulação dos produtos cultivados por tal método, e por fim a fiscalização adequada com cuidado à cadeia para que não haja contaminação.