alimentos transgênicos.
No âmbito deste trabalho pela disciplina de biologia humana vamos falar sobre alimentos transgênicos.
Neste mesmo tema iremos abordar o que são alimentos transgênicos, para que servem, porque foram inventadas, as suas vantagens, desvantagens entre outros conteúdos.
Deste modo vamos desenvolver os nossos conhecimentos sobre o tema referido.
O que são alimentos transgênicos?
Alimentos transgênico são organismos que, mediante técnicas de engenharia genéticas, contem materiais genéticos de outros organismos.
A geração de transgênicos visa organismos com características novas ou melhoradas relativamente ao organismo original. Na área de transgenia já há resultados alcançados desde a década de 1970, na qual foi desenvolvida na técnica de DNA recombinante.
A manipulação genética recombina características de um ou mais organismos de uma forma que provavelmente não acontecia na natureza. Por exemplo, podem ser combinados os DNAs de organismos que não se cruzariam por métodos naturais.
São alimentos cujo embrião foi modificado em laboratório, pela inserção de pelo menos um gene de outra espécie. Alguns dos motivos de modificação desses alimentos são para que as plantas possam resistir às pragas (insetos, fungos, vírus, bactérias.) e a herbicidas.
O mau uso de pesticidas pode causar riscos ambientais, tais como o aparecimento de plantas resistentes a herbicidas e a poluição dos terrenos e lençóis de água. Porém, deve-se ressaltar que o uso de herbicidas, insecticidas e outros agros tóxicos diminuem imensamente com o uso dos transgênicos, já que eles tornam possível o uso de produtos químicos corretos para o problema.
Uma lavoura convencional de soja pode utilizar até cinco aplicações de herbicida, enquanto uma lavoura transgênica Roundup Ready (resistência ao herbicida glifosato) utiliza apenas 1 aplicação.
Em que alimentos podemos encontrar transgênicos
Os exemplos mais comuns são o milho e a soja e seus derivados. A soja está em cerca de 60%