MATERIAIS COMPOSTOS
Compósitos Estruturais Utilizados na Indústria Aeronáutica
Luiz C. Pardini e Rodolfo J.C. Peres
Resumo: Os pré-impregnados são a matéria-prima básica para a manufatura de compósitos estruturais na indústria aeronáutica. No processamento de compósitos, ao mesmo tempo em que se faz o material em si
(utilizando-se o pré-impregnado), realiza-se a operação de manufatura da peça acabada, na qual o pré-impregnado é ajustado a uma determinada superficie ou molde. A obtenção de pré-impregnados é feita com a utilização de matrizes termorrígidas e termoplásticas e fibras de reforço tecidas ou unidirecionais. O presente trabalho discute os passos envolvidos na obtenção desses materiais intennediários. Pré-impregnados com matrizes termorrígidas e fibras de carbono ainda são os mais utilizados na obtenção de peças de aeronaves.
A resistência mecânica de estruturas manufaturadas em compósitos são comparadas, ,com relação ao peso e à rigidez, com estruturas equivalentes em materiais metálicos.
Palavras-chave: Compósitos estruturais, tecnologia de pré-impregnados, matrizes poliméricas, fibras de reforço, processos de fabricação
Introdução
Os primeiros materiais pré-impregnados surgiram a partir do entelamento de aeronaves. Esse entelamento era realizado usualmente com tecidos de poliéster e um verniz impermeabilizante. O método permitia assim a impermeabilização das superficies da aeronave. Posteriormente, a indústria eletro-eletrânica deu novo impulso à tecnologia de pré-impregnados. Circuitos impressos eram manufaturados com pré-impregnados utilizando tecidos de fibras de vidro e matriz epóxi com rígidos requisitos de qualidade.
Desde o advento das fibras de carbono a indústria aeronáutica tem se utilizado dessa tecnologia na fa-
bricação de peças para aeronaves, resultando em ganho de peso e na concepção da peça de forma integrada I.
Genericamente, o pré-impregnado é um produto intennediário, pronto para moldagem, e pode ser