O que são materiais compostos ou compósitos
No sentido mais amplo, podemos definir material composto ou compósito como um produto onde dois ou mais elementos são combinados em uma estrutura para obter vantagens e melhorias que nenhum dos componentes poderia fornecer isoladamente.
Utilizando polímeros por exemplo o material composto pode se caracterizar como uma resina polimérica reforçada por fibras de vidro (cerâmica).
Outros compósitos são a madeira, onde a matriz lignina é reforçada com as fibras de celulose; o osso, matriz mineral reforçada com fibras de colágeno; o concreto reforçado com aço, as fibras de carbono reforçadas com resina epóxi, entre outros.
Classificação
Fibrosos fibras contínuas ou descontínuas, ou wiskers, colocados em uma matriz. Exemplo: madeiras, ossos, polímeros reforçados com fibras de vidro ou de carbono e metais reforçados com fibras de boro ou SiC.
Laminados
camadas alternadas de materiais diferentes como metais, vidros, tecidos ou papéis impregnados com polímeros.
Particulados
os materiais são equiaxiais; podem ter forma esférica. São compostos com uma matriz metálica ou polimérica.
Material : Madeira(material fibroso)
A madeira é um material produzido a partir do tecido formado pelas plantas lenhosas com funções de sustentação mecânica. Sendo um material naturalmente resistente e relativamente leve, é frequentemente utilizado para fins estruturais e de sustentação de construções. É um material orgânico, sólido, de composição complexa, onde predominam as fibras de celulose e hemicelulose unidas por lenhina. Caracteriza-se por absorver facilmente água e por apresentar propriedades físicas diferentes consoante a orientação espacial
Estrutura
As árvores crescem em média cerca de 12 cm por ano, assim a madeira é um produto gerado de forma lenta, num processo que em geral dura dezenas ou centenas de anos. Sendo a madeira um produto da fisiologia vegetal, tem uma estrutura complexa, composta a