Processo e materiais de fabricação - compósitos
1º Período
Materiais e Processos de Fabricação I
Compósitos
Plano de Aula
Introdução
Designa-se por material compósito, o resultado da combinação de dois ou mais materiais distintos em suas propriedades físicas, cujo objetivo é a obtenção de um material que combinado as características de seus componentes de maneira adequada, apresente um desempenho estrutural melhor do que estes, sob condições específicas de utilização.
Introdução
A adoção e a importância da combinação de materiais está reportada na história da humanidade, como a fabricação de tijolos no Egito Antigo.
Introdução
A grande versatilidade de fabricação e manipulação e a capacidade
mecânica em aplicações estruturais levam os compósitos às mais diferentes aplicações de engenharia, incluindo-se equipamentos esportivos, como tacos de golfe, raquetes de tênis mais modernas.
Um outro setor precursor na demanda de tecnologia de última geração, a indústria bélica, assim como a aeroespacial, é grande investidor na aplicação de materiais compósitos. Estes estão
presentes na produção de armamentos e em proteção balística, cujas aplicação vão desde materiais para capacetes e outros veículos militares, como lanchar e helicópteros
Introdução
Os setores petrolíferos ou químicos, que notadamente requerem
transporte de fluídos e altas pressões e temperaturas, também são potências usuários de estruturas tubulares cilíndricas.
Outra importante recorrência a tubos é sua aplicação em projetos
de armamentos. Desde armas leves às pesadas, variando calibre e comprimento de seus tubos, sempre haverá demanda por menor peso, mantendo-se a capacidade primária de resistência. Deste
modo, a adoção de materiais compósitos, para fabricação de tubos cilíndricos, é bastante promissora e, de fato, vem ocorrendo em escala crescente nas últimas duas décadas.
Constituição do Materiais Compósitos
Muitos dos materiais compostos são formados