Compositos
ENGENHARIA CIVIL – NOTURNO
THIAGO BENEVIDES DE SOUSA
COMPOSITO CARBONO-CARBONO E COMPOSITO HIBRIDOS
CIÊNCIA DOS MATERIAIS
ANDRADINA
2013
Sumário
1. Introdução 3
2. Compósitos Carbono-Carbono 3
2.1. Processo de Moldagem à Vácuo 3
2.2. Processo de Moldagem Uniaxial 3
2.3. Processo Via Fase liquida 4
2.4. Precursores dos Compósitos Carbono-Carbono 4
2.5. Principais Aplicações dos Compósitos Carbono-Carbono 4
3. Compósitos Híbridos 6
3.1. Processamento de Compósitos Híbridos 6
3.1.1. Pultrusão 6
3.1.2. Processo de produção prepeg 6
3.1.3. Enrolamento Filamentar 6
3.2. Principais aplicações dos compósitos híbridos 7
4. Referências 8
1. Introdução
Abordaremos nesse trabalho os compósitos Carbono-Carbono e Compósitos Híbridos, bem como suas características, propriedades, formas de processamento e sua aplicação em vários segmentos.
2. Compósitos Carbono-Carbono
Os compósitos carbono-carbono são um dos materiais mais promissores no ramo da engenharia, originada a partir de uma matriz de carbono e um reforço com fibras de carbono, mas por se tratar de materiais novos e caros não são tão utilizados, tem como principais propriedades: altos módulos de tração, limites de resistências mantidas até temperaturas superiores à 2000 ºC, resistência à fluência e alto valor de tenacidade à fratura. Os compósitos possuem ainda baixíssimos coeficientes de expansão térmica, além de condutividades térmicas elevadas.
Os compósitos de carbono-carbono, são aplicados em vários segmentos, entre eles se destacam o aeroespacial, em motores de foguetes, como materiais de atritos em aeronaves e em componentes para motores de turbinas avançados.
A principal razão para o encarecimento desse material é o procedimento para a produção do mesmo, onde é adotadas técnicas muito complexas, onde