Compósitos
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
1. Introdução:
Denomina-se compósito todo material multifásico que apresenta uma proporção significativa das propriedades de ambas as fases que o compõem, de maneira que se obtêm a melhor combinação das propriedades. Os compósitos seguem o princípio da ação combinada, onde as melhores propriedades dos materiais são combinadas através da junção de dois ou mais componentes. Já foram discutidos em aula diversos tipos de compósitos tais como as ligas metálicas, cerâmicas e os polímeros multifásicos.
PARA EXEMPLIFICAR: Falar dos aços perlíticos que possuem uma microestrutura que consiste em camadas alternadas de ferrita alfa e de cementita. A fase ferrita é mole e dúctil e por outro lado a cementita é dura e frágil. As características mecânicas combinadas na perlita são superiores aquelas de ambas as fases em separado.
Os compósitos são encontrados na natureza como, por exemplo, a madeira que é feita por fibras de celulose resistentes e flexíveis envoltas por lignina que é rígida. Compósitos para nossos estudos serão apenas materiais multifásicos feitos artificialmente em contraste com materiais que ocorrem na natureza. Os compósitos devem possuir fases constituintes distintas quimicamente e devem estar separadas por uma interface definida.
PARA CITAR: A maioria dos compósitos foi criada para melhorar as características mecânicas dos materiais como rigidez, tenacidade e condições ambientais.
A maioria dos compósitos são formados por apenas duas fazes, uma fase denominada matriz e uma fase denominada dispersa.
As propriedades dos compósitos são então uma função das propriedades das fases que o constituem, das suas qualidades relativas e da geometria da fase dispersa. Entende-se como geometria da fase dispersa a forma da partícula e o tamanho, a distribuição e a orientação dessas partículas.
2.