Minha casa
Devido a grande necessidade de se obter matérias leves, resistente e de boa utilidade foram criados os compósitos, pois são matérias formadas por dois ou mais constituintes que apresentam propriedades distintas de seus componentes separadamente. O compósito é um material feito aparte de uma fase uma fase continua (matriz) e por uma fase dispersa, suas características é rigidez, resistência mecânica, peso, desempenho em altas temperaturas, resistência à corrosão, dureza ou condutividade. Existem vários tipos e formas de serem constituídos os compósitos, como Compósitos com Partículas Grandes que são os concretos e concreto armado, os Formados por dispersão, os com matrizes poliméricas, metálicas, cerâmicas carbono-carbono e os híbridos.
2. Matriz
2.1 Compósitos de Matriz Polimérica
Os compósitos de matriz polimérica consistem em uma resina polimérica como a fase matriz, e com fibras como o meio de reforço, podem ser os reforçados com fibra de vidro, fibra de carbono fibras aramidas.
2.2.1 Compósitos Poliméricos Reforçados com Fibra de Vidro
Os compósito reforçado com fibra de vidro, são compósitos projetados para reforçar, recuperar e substituir estruturas, na sua fabricação é utiliza uma a rezina poliéster como matriz e a fibra de vidro continua ou descontinua como reforço, eles unidos apresentam uma propriedade mecânica de resistência a tração e compressão muito maior do que separadas. Mais dessa forma existem várias limitações para esse grupo de material, pois não são muitos rígidos para algumas aplicações como elementos estruturais para aviões e pontes.
2.2.2 Compósitos Poliméricos Reforçados com Fibra de Carbono
Nos compósitos reforçados com fibra de carbono, são compósitos avançados, de alto desempenho, sendo um dos mais avançados com matriz polimérica, pois tem maiores módulos especifico e resistência especifica, retêm elevados módulos de resistência a tração e compressão em altas temperaturas. Na sua fabricação é utilizado a resina