TEORIA DO ORDENAMENTO JURÍDICO
INSTITUTO DE DIREITO PÚBLICO
ALUNA: GABRIELLA COSTA FERREIRA
MATUTINO, PRIMEIRO SEMESTRE
PROFESSOR: ALVÁRO
QUEM FOI NOBERTO BOBBIO?
Nacido em 18 de outubro de 1909, na Italia, Noberto Bobbio foi uma das mais respeitáveis mentes criadoras de opinião no século 20. Formou-se em filosofia e Direito, teve carreira no jornalismo e foi professor universitário, tinha uma eterna paixão pela doutrina politica (a qual prestou varias contribuições) e pelos direitos individuais. Na década de 40, fez parte do movimento da Resistencia ao fascismo italiano instalado por Benito Musssolini durante a Segunda Guerra Mundial. Chegou a ser preso duas vezes durante o movimento, entre 1942 e 1944. Durante o intervalo das prisões, casou-se com Valeria Cova e com ela teve três filhos, frutos de um casamento de quase 60 anos.
Apesar de não ter exercido cargo politico (por opção própria), sempre a influenciou ativamente. Foi professor nas universidades de Paris, Turim, Buenos Aires, Madri e Bolonha. Foi e é referencia no debate intelectual e politico democrático. Escreveu mais de vinte obras e foi nomeado senador vitalício pelo presidente italiano Sandro Pertini, em 1984.
Foi chamado de “mestre do pensamento” do século 20 pelo jornal francês Le Mondeno mesmo patamar de Raymond Aron e Jean Paul Sartre. Não se caracterizava como ateu, como a maioria dos intelectuais, dizendo que havia se separado da igreja, não da religião. Numa entrevista em abril de de 2000, ao jornal italiano “La Repubblica”, o filosofo disse: “quando sinto ter chegado ao fim da vida sem ter encontrado uma resposta às perguntas ultimas, a minha inteligência fica humilhada, e eu aceito esta humilhação, aceito-a e não procuro fugir desta minha humilhação com a fé, por meio de caminhos que não consigo percorrer. Continuo a ser homem, com a minha razão limitada e humilhada: sei