cidadania regulada
1930- Começa uma pequena evolução nos direitos civis e políticos da população.
1937- Estado Novo/Um regime ditatorial estabelecido no governo Vargas,e durante esse regime a “participação”popular restringiu-se aos votos para o Legislativo.As votações para cargos executivos foram indiretas,não ocorreram.
1945- A participação da população nas eleições era de 13,4%,altíssima para aquela época.
1946- A criação da Constituição/determinava a extensão do voto a todos os cidadãos (homens e mulheres) maiores de 18 anos ,menos os analfabetos.
1947- O Partido Comunista do Brasil(PCB) teve seu registro cassado.
1943- Consolidação da Leis do Trabalho (CLT)/Jornada de oito horas diárias,regulamentação da trabalho de menores e do trabalho feminino,direito de férias remuneradas e implantação do salário mínimo.A maioria dessas leis são usufruídas até hoje.
1950- Os eleitor subiram para 15,9%, um número significante para o contexto.
1964- Liberdade de imprensa,de manifestação e de organização partidária. Que maravilha, não? Liberdade de imprensa...de manifestação...de organização partidária...Quanta democracia!
Mas será que isso foi ou é afetivo?
Observe que o mesmo hoje,décadas depois destas concessões ,a imprensa mantém-se infiel à credibilidade,à veracidade dos fatos,formadora de opiniões que nem sempre são corretas.
Manifestações podem ser feitas,só não se sabe se serão feitas as concessões reivindicadas.
Não devemos deixar de apontar os efeitos do governo brasileiro,é claro, mas devemos ter senso crítico para discutir o que acontece e deixa de acontecer.
Primeira guerra mundial(1914-1918)
Os conflitos iniciados em 1914 foram, ao longo do tempo, tomando um contorno diferente do programado pelas nações envolvidas. A “Grande Guerra”, envolvendo as grandes potências do mundo