Questoes Contemporaneas
CAMPUS RIBEIRÃO PRETO
FACULDADE DE DIREITO “LAUDO DE CAMARGO”
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS
QUESTÕES CONTEMPORANEAS Professora: Andrea
NOME DO ALUNO: VITOR VILLELA MEGA
CURSO: DIREITO ETAPA: 1ª SALA: 23H PERÍODO:DIURNO
1º SEMESTRE / 2015
INTRODUÇÃO:
A desigualdade social e a falta de desenvolvimento são problemas gravíssimos que encontramos no Brasil, de acordo com dados da ONU, em 2005 o país era a 8º nação mais desigual do mundo. A nação lida com muita pobreza, injustiça, exclusão social, fome, violência, entre outros problemas mesmo tendo um dos maiores PIB (produto interno bruto) do mundo e ser um dos mais ricos em recursos naturais, que são ótimos para gerar trabalho, investimentos e renda.
O maior causador de todos esses problemas é ausência do capital humano (potencialidade, competência, conhecimento e qualificação) em boa parte dos habitantes, que por si só é conseqüência de uma péssima rede de escolaridade oferecida pelo Estado, políticas corruptas e injustas, baixos salários, dificuldade de acesso a serviços básicos como saúde, transporte público e saneamento, egoísmo e falta de vontade das elites de implantar um sistema que favoreça a distribuição dessa renda para a população de maneira justa.
Todavia, a desigualdade social no Brasil não pode ser vista como um problema recente, mas sim como decorrência do antigo processo de capitalização e modernização do país que se desenvolveu de maneira irregular e desproporcional, favorecendo assim para o surgimento de tantas disparidades entre classes sociais.
Além disso, podemos ressaltar que toda essa injustiça e diferença no modo de vida têm como conseqüência um nível de violência altíssimo no país, tendo cerca de 600.000 encarcerados e uma média de um assassinato a cada 10 minutos.
Todos esses fatores colocam o Brasil em uma posição nada agradável no