Questões Contemporâneas sobre Liderança
1. Sabemos que as pessoas só seguem e se deixam influenciar por um líder em que tem confiança, e que confiança é uma expectativa positiva de que outra pessoa não vai agir de maneira oportuna – seja por palavras, ações ou decisões. Explique detalhadamente as expressões “expectativa positiva” e “maneira oportunista”.
A expressão “expectativa positiva” assume o conhecimento e a familiaridade entre as partes. É preciso tempo para que a confiança se forme, seja construída e acumulada. A maioria de nós considera muito difícil, se não impossível, confiar em alguém imediatamente, quando não sabemos nada sobre uma pessoa. Em situações extremas, no caso de uma total ignorância sobre a pessoa, podemos apostar nela, mas não confiar.
A “Maneira Oportunista” se refere ao risco e à vulnerabilidade inerentes a qualquer relação de confiança. A vulnerabilidade acontece quando contamos segredos íntimos ou acreditamos nas promessas de alguém. Por sua própria natureza, a confiança leva ao risco do desapontamento ou do abuso.
2. Identifique as cinco dimensões básicas que fundamentam o conceito de confiança.
Integridade, competência, consistência, lealdade e abertura.
3. Comente sobre os tipos de confiança.
Confiança baseada na Intimidação – São as relações mais frágeis. Qualquer violação ou inconsistência pode destruir o relacionamento. Essa forma de confiança se baseia no medo de represálias. Só funciona quando a punição é possível, as conseqüências são claras e a punição é realmente aplicada se a confiança for violada.
Confiança baseada no Conhecimento – A maioria das relações organizacionais tem sua raiz neste tipo de confiança. Ela tem por base a previsibilidade do comportamento que resulta de um histórico de interações. Temos as informações sobre alguém e podemos prever seu comportamento.
Confiança baseada na Identificação – Baseada na compreensão mútua de intenções e na concordância sobre os desejos e vontades de cada parte. É