Modelo teorico das organizações
Weber-burocracia: O ideal criado por Max Weber sobre a *burocracia, forneceu uma base para as soluções de das organizações contemporâneas. Embora até hoje não sejam usadas em todas as organizações.
*BUROCRACIA: A forma de organização caracterizada por centralização. Hierarquia , Autoridade disciplinar, regras , carreira, divisão de trabalho e Estabilidade.
Weber analisou a burocracia destacando as seguintes características .
1 – Principio das atribuições oficiais: Compreende alto grau de espeacilização e uma bem definida divisão de trabalho Há uma distribuição de trabalho consideradas como deveres oficiais.
2 – Principio de Hierarquia funcional: Sistema racionalmente organizado de mando e subordinação. Mediante a controles de inferiores pelos superiores.
3- Uniformidade na organização das tarefas: A administração baseia-se num conjunto específico de regras para as tomadas de decisões. A administração utiliza-se de documentos escritos e de um corpo de funcionário. Os funcionários tendo a ordem do chefe, junto dos seus arquivos e documentos constituem uma repartição
4- Formação profissional: A atividade burocrática exige uma formação profissional consciente. O recrutamento efetiva-se com base no conhecimento técnico e perícia, estabelecendo-se um plano de carreira.
5- Eficiência do Funcionário: A organização exige a eficiência dos funcionários, estando determinado também o tempo que eles estão obrigados a permanecer no local de trabalho cumprindo com os deveres.
Essas características que não são encontradas em todas as empresas, fazem a burocracia uma das formas de organização mais bem sucedidas.
Mayo – Escola das Relações humanas: O ideal seguido por Mayo era, estudar as relações entre as condições de trabalho e a incidência da fadiga nos operários.
Em seus estudos foram introduzidos uma séria de variações experimentais.
EX: Frequência de pausas para descanso, tempo de