Compósitos estruturais
Ciência dos Materiais COMPÓSITOS ESTRUTURAIS
Sapucaia do Sul, 25 de Abril de 2012.
Compósitos
A característica básica de um compósito é combinar macroscopicamente no mínimo duas fases denominadas matriz e reforço. Ao combinar estas duas fases obtêm-se propriedades que cada um dos materiais não apresenta isoladamente. Os reforços não teriam boas propriedades mecânicas sem uma matriz que os aglutinasse. Bem como as matrizes, sem os reforços, não apresentam simultaneamente resistência mecânica e a corrosão. Ou ainda, não apresentam rigidez e tenacidade aliadas à baixa massa específica.
Classificação dos compósitos conforme o material de reforço, distribuição e forma:
REFORÇADOS COM FIBRAS
-MULTIAXIAL -CAMADA ÚNICA -Fibra contínua -Unidirecional -Bidirecional -Fibras curtas -Aleatórias -Orientadas -MULTICAMADAS -Lâminas -Híbridos
REFORÇADOS COM PARTICULAS
-ALEATÓRIAS
-ORIENTADAS
COMPOSITOS ESTRUTURAIS
-LAMINARES
-SANDUÍCHE
Compósito estrutural
Os compósitos estruturais normalmente são compostos por materiais homogêneos e por compósitos, as suas propriedades dependem não somente dos materiais constituintes, mas também do projeto geométrico dos elementos estruturais, ou seja, em qual direção os reforços estão dispostos na estrutura.
Com o surgimento dos compósitos estruturais, viabilizaram-se avanços tecnológicos em algumas áreas, tais como aeronáutica, aeroespacial, petroquímica, naval, bioengenharia, automobilística, construção civil e de artigos esportivos, entre outras.
Polímeros reforçados com fibras, materiais híbridos metal/compósito e concretos estruturais, são exemplos de compósitos estruturais.
Os dois grupos mais comuns em compósitos estruturais são os laminares e os painéis-sanduíche.
Compósito estrutural laminar: São