Como o campo da comunica o na organiza o se articula
A ênfase na organização faz com que os estudos em comunicação estabeleçam uma forte aproximação com a prática comunicacional privilegiando o sentido estratégico que tal prática pode assumir o que reforça o ângulo da interface com a administração.
Entende-se que o espaço comum previsto pelo modelo de interação comunicacional dialógica tem natureza política, pois pressupõe uma interação negociada, assim como relações mais simétricas entre a organização e os demais atores sociais. Mesmo que a prática a organização não se coloque como interpar da interlocução, mas sim como o principal interlocutor o espaço comum faz emergir a discussão sobre as relações estabelecidas e a interferência que estas sofrem a partir dos interesses dos grupos que participam dela.
• Interação: Negociação de forças.
Sendo a organização um ambiente no qual grupos sociais com interesses diferenciados às vezes antagônicos interagem uns com os outros é preciso entender melhor as forças em disputa e buscar o seu ajuste. A missão os valores e os objetivos da organização aí se materializam com a intenção de ajudar a promover a sua aceitação e seu reconhecimento público. A referência teórica da política pode facilitar a compreensão desse processo e consequentemente da negociação como possibilidade de