Matematica Financeira FGV
Módulo: 2
Atividade: 4.2
Título: Capitalização simples e composta - Comparação
Disciplina: Matemática Financeira
Introdução
A matemática surgiu há séculos atrás, quando os primitivos sabiam o que era “um”, “dois” e “muitos”, ao longo dos anos foram se desenvolvendo e na busca de uma ciência de medidas, surge então a matemática.
A matemática é a ciência dos números e dos cálculos. Desde a antiguidade, usamos a matemática para facilitar a vida e organizar a sociedade. Atualmente, esta ciência está presente em várias áreas da sociedade, quase tudo que olhamos existe a matemática de alguma forma.
Ao longo do tempo foi sendo desenvolvida a pratica de juros, por volta do ano de 2000 a.C. um dos primeiros indícios apareceu na Babilônia, onde os juros eram sob a forma de sementes ou de outros bens. Muitas das práticas existentes originaram-se dos antigos costumes de empréstimo e devolução de sementes e de outros produtos agrícolas
Com isso foi desenvolvida a matéria de matemática financeira, que nos permite efetuar cálculos e manipular valores financeiros, aplicações, investimentos, comparações, viabilidade econômica, enfim, nos dá uma boa base para análise de cálculos e decisões.
A aplicação dos juros ao principal ao longo dos períodos financeiros denomina-se capitalização. Existindo duas formas de regime de capitalização: Simples e Composto.
Justificativa
Regime de capitalização simples: são quando os rendimentos são devidos única e exclusivamente sobre o presente valor investido, ao longo dos períodos financeiros a que se refere à taxa de juros.
Regime de capitalização composta: quando ao fim de cada período de tempo, a que se refere à taxa de juros, os rendimentos são incorporados ao capital anterior e passam, por sua vez, a render juros no período seguinte.
Desenvolvimento
Os juros são classificados em simples ou compostos, de acordo com o regime de capitalização em que se está trabalhando.