Matematica financeira FGV
Módulo: 4.2.1
Atividade: 1
Título: Refletir sobre custo do dinheiro ao longo do tempo
Aluno:
Disciplina: Matemática Financeira
Turma: MBA SP 20
Introdução
Estudar o quanto vale o dinheiro ao longo do tempo é um instrumento utilizado para nos auxiliar na tomada de uma decisão estratégica na vida pessoal ou corporativa.
O mercado financeiro é onde investidores e tomadores de recursos se encontram para trocar recursos.
Juros é uma espécie de aluguel pago pela utilização do dinheiro. O valor do dinheiro sofre influencia dos juros a ele aplicado.
Justificativa
“A transformação do valor do dinheiro no tempo só pode ser feita a partir da determinação dos juros, ou seja, do custo do dinheiro ao longo do tempo.”
Desenvolvimento
Regime de capitalização é a forma em que se verifica o crescimento do capital, este pode ser pelo regime de capitalização simples ou composta.
No regime de capitalização simples os juros são calculados utilizando como base o capital inicial, já no regime de capitalização composta as taxas de juros são aplicadas sobre o capital acumulado dos juros
No caso da capitalização composta, o cálculo é efetuado através do método exponencial, ou seja, juros são computados sobre os juros anteriormente calculados.
Os pontos positivos dos juros simples são:
Crescimento de maneira linear favorecendo os tomadores de empréstimos. O valor da dívida cresce de maneira proporcional. São baseados no valor da dívida inicial.
Os pontos negativos dos juros simples são:
O investidor recebe menos emprestando na capitalização simples do que na composta.
Os pontos positivos dos juros compostos:
Crescimento exponencial alcançando rendimentos mais atraentes para os investidores.
Os pontos negativos dos juros compostos:
Do ponto de vista do tomador de recursos o juro composto não é tão interessante assim, pois aumenta o custo de captação de recurso e o não pagamento das parcelas (amortização) faz com