Matemática financeira fgv
Matemática Financeira
Capitalização Simples e Composta Regime de Capitalização
Maio/2011
INTRODUÇÃO
A atividade terá como objetivo a reflexão sobre o custo do dinheiro ao longo do tempo. a maneira como os juros evoluem através de vários períodos de aplicação. O regime pode ser simples ou composto e serão discutidos os pontos positivos e negativos de cada um deles, tendo por base a realidade organizacional.
CAPITALIZAÇÃO SIMPLES
Capitalização simples é aquela em que a taxa de juros incide somente sobre o valor inicial, não incide sobre os juros acumulados. a taxa varia linearmente em função do tempo. O regime de capitalização simples é como se fosse uma progressão aritmética, crescendo os juros de forma linear ao longo do tempo. Neste critério, os juros somente incidem sobre o capital inicial da operação, não hevendo juros sobre o saldo dos juros acumulados.
CAPITALIZAÇÃO COMPOSTA
Quando uma soma está aplicada a juros compostos, os juros são calculados não apenas sobre o valor inicial, mas sobre este capital acrescido dos juros já vencidos. Neste regime de capitalização a taxa varia em função do tempo e ocorre sempre de forma cumulativa. A taxa de juros incidirá sobre o montante acumulado no final do período anterior. Com isso, concluimos que juros compostos tratam de montantes, Ou seja, juros simples reaplicados a cada período.
PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS
Na capitalização simples, o valor do capital principal não muda, e a remuneração é constante já a capitalização composta é um investimento, pois o lucro ajuda a aumentar o