Marketing de Serviços
DE SERVIÇOS
SÃO PAULO
2014
INTRODUÇÃO
Quando pensamos em marketing, habitualmente associamos essa palavra à propaganda, talvez pelo motivo das empresas que utilizam o marketing constantemente divulgarem seus produtos e serviços nas mídias.
Propaganda é, sem dúvida, uma das ferramentas do Marketing. Entretanto, no Marketing existem outros elementos menos visíveis, como o estudo e criação de produtos, a definição do preço de venda dos produtos, a localização e distribuição dos mesmos junto aos consumidores, seja física ou virtualmente, o treinamento dos funcionários como forma de conquistar excelência no atendimento, e também outras atividades como Pesquisa de Marketing e Planejamento Estratégico.
Marketing é uma espécie de mentalidade empresarial e deve estar presente não somente nos chamados “Departamentos de Marketing” das empresas e sim estar agregado em todas as áreas delas.
Marketing, então pode ser considerado a atenção total ao cliente, o respeito total com esse. Não uma forma de bajulação, um falso sorriso perante ao cliente. E sim uma forma de constantemente identificar as reais necessidades do cliente, buscando em todas as áreas e direções da empresa desenvolver oportunidades de negócios a partir dessas necessidades. SUMÁRIO
MARKETING NA ÁREA DE SERVIÇOS 4
ESTRATÉGIA DE MARKETING 6
O COMPOSTO DE SERVIÇOS 9
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO 10
COMUNICAÇÃO 12
ADMINISTRANDO O MARKETING DE SERVIÇOS 14
MARKETING NA ÁREA DE SERVIÇOS
O marketing pode fazer algo pelos serviços? A resposta para esta pergunta é sim, quando praticado de maneira correta, o marketing não tem nenhum tipo de "contra indicação". Somente a propaganda, que é apenas um dos componentes do marketing, pode ser prejudicial quando usada de modo inadequado.
Há diversos profissionais que pode utilizar este marketing, entre eles podemos destacar os médicos, dentistas, fisioterapeutas, nutricionistas, advogados, arquitetos, designers, consultores, enfim,