marketing de serviços
“O crescimento econômico mundial alimentou o crescimento do setor de serviços; a crescente prosperidade, por sua vez, significa que empresas, instituições e indivíduos estão cada vez mais desejosos de trocar dinheiro por tempo e de comprar serviços em vez de gastas tempo fazendo coisas por si mesmos”(Principios... pag. 18), ou seja, os serviços estão cada vez mais inseridos em todos os aspectos de nossas vidas, fazendo com que a necessidade de conhecimentos sobre marketing de serviços seja muito maior hoje do que no passado.
KOTLER & ARMSTRONG (1995, pag. 456) definem serviço como “toda atividade intangível que uma parte pode oferecer a outra, que não resulta na posse de um bem”. Intangível porque não existe um produto real e sim uma expectativa de oque aquilo ira gerar.
“As maiores diferenças entre o marketing de bens e o de serviços são mais comumente atribuídas a quatro características distintas: intangibilidade, inseparabilidade, heterogeneidade e perecibilidade.”(Principios... pag. 60)
Com isto o marketing de serviços tem como objetivo investigar a oportunidade de mercado para planejar, organizar e oferecer assistência de serviços de qualidade, a preços razoáveis que possibilitem a satisfação dos clientes e remuneração adequada aos profissionais. O marketing, sem influir nos aspectos técnicos e científicos da área indica como atingir o mercado e esquematizar a oferta de serviços, ou seja, define-se Marketing de Serviços “como as atividades operacionais destinadas a investigar, obter e servir a demanda por assistências profissionais” (KOTLER, 1999, pág. 119).
O marketing de serviços apresenta muitos desafios devido as características dos serviços, que são: intangibilidade, inseparabilidade, heterogeneidade e perecibilidade, com isto o marketing representa um papel extremamente diferente em organizações orientadas para serviços. As quatro características, oferecem ampla evidência de que as partes visível e invisível da