Marketing em serviços
A prática do Marketing de Relacionamento exige capacitação e treinamento dentro da organização. Muitas empresas têm buscado a aplicação do Marketing de Relacionamento sem a devida preparação não gerando os resultados esperados. Apesar das várias maneiras de se preparar para o processo de aproximação dos clientes, várias empresas não
obtêm resultados por desconhecerem os caminhos necessários. Acima de tudo, o foco no relacionamento com os clientes passa por todos os setores de uma empresa. A cultura voltada para o cliente é fundamental para se obter resultados satisfatórios. Toda estratégia pode ser perdida pelo não comprometimento de um único setor. Logo, sinergia é fundamental. Esse artigo desenvolve um estudo sobre esse tema e analisa casos reais que ocorrem em algumas empresas.
Palavras-chave: consumidores; satisfação; atendimento; relacionamento; marketing.
1 INTRODUÇÃO
Desde o início do século XX, as organizações passam por um processo de desenvolvimento e mudança de mentalidade. O Marketing funciona como causa e consequência desse processo evolutivo, desde a visão voltada para produção, depois para o produto e logo após para vendas. Diversas organizações já adotaram a filosofia de Marketing que dá grande ênfase à satisfação dos clientes.
Não importa o tamanho das empresas. O Marketing de Relacionamento se tornou fundamental para a diferenciação de atendimento. Ele vem se mostrando como uma estratégia basilar para o sucesso das organizações. Muitas dessas, porém, têm buscado utilizar essa estratégia sem conseguir os resultados esperados.
Apesar da possibilidade de se aproximar cada vez mais do consumidor, a profissionalização do ambiente deve ser plena. Estar preparado e consciente de onde e como se deva chegar é essencial para as empresas. A qualidade do atendimento acontece de dentro para fora.
Esse trabalho faz uma análise do processo de desenvolvimento do marketing com foco especial no Marketing de Relacionamento,