pós graduação
DOMINGÃO ESPORTIVO 94
APRESENTAÇÃO
De acordo com Druker (1995), atualmente a sociedade vem passando por grandes mudanças, dando origem à chamada Sociedade do Conhecimento, sendo este frequentemente modificada pela necessidade da população e pelo rápido avanço técnico-científico. Tais mudanças e as novas exigências permitem consequências diretas para o processo de mudanças da sociedade onde a comunicação, de uma forma geral, é o cargo chefe desse processo de transformação.
O esporte como grande fenômeno social, em destaque o futebol, surge como ferramenta não só de entretenimento, mas como transformador de realidades e regulador social. O COB (Comitê Olímpico Brasileiro) considera que a prática esportiva é um dos melhores caminhos para a orientação sadia dos jovens na nossa sociedade e a escola é o melhor celeiro para a descoberta de valores (Nuzman, 2000).
Entre as iniciativas positivas de incentivo ao esporte das últimas décadas, destacamos a criação das chamadas “Escolinhas de Futebol” que têm sido incentivadas por prefeituras municipais e pela iniciativa privada. O lema é o mesmo: “craque na escola, craque na bola”. O incentivo ao treinamento esportivo escolar também surge como alternativa mais esperançosa para tornar, a médio e longo prazo, o futebol viável aos clubes, e cuja missão, visão, valores e políticas objetivam formar homens, para revelar craques.
Também o surgimento de novos heróis nacionais em diversas modalidades esportivas tem feito o "país do futebol" se interessar cada vez mais por outros esportes, como vôlei, basquete, judô, tênis e esportes radicais.
Tendo em vista que a radiodifusão ainda é um dos meios de comunicação mais eficientes da atualidade e que a análise, discussão e divulgação de temas voltados à prática esportiva, em especial o esporte amador, surge como o grande incentivador levando, através da divulgação, a valorização das práticas