pos graduaçao
Pós-graduação
Gestão e coordenação escolar
Disciplina: Didática do ensino superior e prática do magistério
José de Freitas Moraes Filho
Os sete saberes necessários à educação do futuro
Fortaleza-CE
2013
José de Freitas Moraes Filho
Os sete saberes necessários à educação do futuro
Resenha apresentado à disciplina Didática do ensino superior e prática do magistério do curso de pós-graduação em gestão e coordenação escolar, da Faculdade do Vale do Jaguaribe como requisito parcial a obtenção do título de especialista.
Fortaleza-CE
2013
OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO
MORIN, Edgar, 1921-Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya; revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho. –2. ed. –São Paulo : Cortez ; Brasília, DF : UNESCO, 2000.
O ser humano é a um só tempo, físico, biológico, psíquico, cultural, social, histórico. Esta unidade complexa na natureza humana é totalmente desintegrada na educação por meio das disciplinas, tendo-se tornado impossível aprender o que significa ser humano. É preciso restaurá-la, de modo que cada um, onde quer que se encontre, tome conhecimento e consciência, ao mesmo tempo, de sua identidade complexa e de sua identidade comum a todos os outros humanos.
Desse modo, a condição humana deveria ser o objeto essencial de todo o ensino. É possível, como base nas disciplinas atuais, reconhecer a unidade e a complexidade humana, reunindo e organizando conhecimentos dispersos nas ciências de natureza, nas ciências humanas, na literatura e na filosofia, pondo me evidência o elo indissolúvel entre a unidade e a diversidade de tudo que é humano.
Enraizamento / desenvolvimento do ser humano
A educação do futuro deverá ser o ensino primeiro e universal, centrado na condição humana. Conhecer o ser humano é, antes de mais nada, situá-lo