Marcha Do Aprendiz
Como todos os demais integrantes da Instituição já realizaram, seus Primeiros Passos tem início na Porta do Templo em direção única do Ocidente para o Oriente, no eixo da loja, por três passos completos com os pés em esquadria, simbolizando a necessária e obrigatória retidão de conduta, que a partir de então deverá nortear toda sua Nova Vida.
Assim o PRIMEIRO PASSO da marcha de Aprendiz, simboliza sua Luta, sabedor que é representado pelo Cordeiro, animal do ardor e da coragem, demonstrando a disposição que deve ter um Aprendiz para dedicar-se aos conhecimentos de seu Grau.
O SEGUNDO PASSO simboliza a Perseverança, indicando que um Maçom deve ser forte e trabalhar com prudência e sem temor;
O TERCEIRO PASSO simboliza a Fraternidade, sendo considerado como o símbolo da Amizade e União, que deve aglutinar todos os Maçons.
Completado o Terceiro Passo, o Aprendiz chega vitorioso dos esforços que empregou, mais distanciado das trevas e iniqüidades da sociedade profana.
Também representam os três passos, o Nascimento, a Vida e a Morte, correlacionado com às provas físicas a que se submeteu no Cerimonial Iniciático, através da primeira, segunda e terceira viagem simbólica
Ir.'. Luis Genaro Ladereche Fígoli - M.'.M.'.
Loj.'.Sim.'.Palmares do Sul nº 213
G.'.L.'.R.'.G.'.S.'.
fonte: blog "Espaço do Maçom"