Manual de Instrução do 2º grau - REAA
ORIENTAÇÃO RITUALÍSTICA
GRANDE SECRETARIA GERAL DE ORIENTAÇÃO
RITUALÍSTICA ADJUNTA PARA O
R∴E∴A∴A∴
MANUAL DE INSTRUÇÃO
DO GRAU 2
COMPANHEIRO
RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO
R∴E∴A∴A∴
Álvaro Gomes dos Santos
Ex- Gr∴ Secr∴ Ger∴ de Orientação Ritualística
G∴ O∴ B∴
Fuad Haddad
Ex- Gr∴ Secr∴ Ger∴ Adj∴ de Orient∴ Ritualística para o R∴E∴ A∴ A∴
G∴ O∴ B∴
Nilson Alves Garcia
Adj∴ da Gr∴Secr∴Est∴de Orientação Ritualística para o R∴E∴ A∴ A∴
G∴ O∴ E∴ G∴
Grande Oriente do Estado de Goiás
Grão Mestre: Eminente Ir∴ OCLÉCIO PEREIRA DE FREITAS
2
INTRODUÇÃO
O Grau de Companheiro é o segundo grau na Maçonaria Simbólica e representa mais um degrau na Escada Mística de Jacó. Simbolicamente, ao Companheiro incumbe polir a
Pedra Bruta, desbastada por ele no Grau de Aprendiz, e levá-la à perfeição. É um grau inteiramente dedicado ao trabalho, seja ele intelectual, manual ou técnico. O Companheiro aprenderá, utilizando-se de seus novos instrumentos ou ferramentas, a obter a abundância, cujo símbolo é uma espiga de trigo.
O Companheiro aprenderá a subir a Escada em Caracol do aprimoramento, por 3, 5 e 7. Conhecerá a Estrela Flamígera, com a letra “G” no centro, que é o maior símbolo do grau. Como a tônica do grau é o número 5, tudo nesse grau se relacionará com esse número: 5 sentidos, Estrela de 5 pontas, 5 passos, 5 Ordens de Arquitetura, 5 viagens, idade, bateria de 5 golpes ou pancadas, etc.
O “5” é o símbolo do mental, quando vê o que os olhos e os sentidos não captam.
Enquanto o quaternário reduz a visão cósmica dentro dos ciclos evolutivos, o 5 é o romper desse equilíbrio imanente, e é por isso símbolo de um transcender do físico. É essa uma de suas mais importantes significações, embora, pela suas muitas interpretações possa ter outro significado.
O “5” composto do binário, símbolo de tudo o que é duplo, dos contrastes, da imperfeição e do ternário que em Maçonaria, temos sua representação no triângulo, no qual