Maçonaria 100 instruções do grau de aprendiz
5
6
7
8
9
10
11
Prefácio
Verbalizar o pensamento de forma que se possa fazer entender, nem sempre é fácil. Ao contrário, quase sempre é muito difícil. Isto porque as pessoas dentro da sua individualidade, mentalizam seu aprendizado e entendimento, de acordo com seus arquivos internos, isto é, seu conhecimento adquirido através dos anos.
Tornar-se uma tarefa delicada, a de levar uma mensagem escrita para alguém. É necessário que quem está escrevendo, tente de alguma forma, se colocar no lugar do leitor, e por meio do seu modo único de ver o Mundo, coloque suas idéias.
Cada indivíduo tem sua forma de enxergar as coisas, dentro de cada um, existe um juiz que determina o que deve ou não ser consumido, lido, visto etc ...
Dentro deste parâmetro e baseado no leque de informações recebidas por cada um, deve aquele que se predispõe a escrever, concentrar-se para levar sua mensagem. Esta mensagem pode ser advinda de conhecimento adquirido ao longo de anos, através de pesquisa específica, de um estudo profundo.
De qualquer maneira, há de se ter um desprendimento de si próprio para colocar-se a aprender, ou ordenar as palavras para emprestar ao outro (um desconhecido), seu aprendizado. É como se disponibilizar e doar-se em forma de colaboração escrita. Sob este ponto de vista enfocado até o momento, focalizo a figura do Amado Irmão Raymundo, na certeza de que ao apresentar este compêndio de informações, seu objetivo maior foi o de contribuir para o desenvolvimento intelectual de cada Irmão dentro da Doutrina, na esperança de que cada um que pratica a Maçonaria verdadeiramente dentro de si, possa atingir a Liberdade individual.
Liberdade de se expressar, de contribuir, de desafiar, e até mesmo, de negar. Esta obra nos mostra e nos alerta, que é somente através do estudo, da pesquisa e do interesse de aprender, que se conquista um dos principais ideais maçônicos, que é a Liberdade.
Parabéns ao Irmão por mais este