maiki
A corda de 81 nós encontra-se dentro do templo Maçônico, acima das Colunas Zodiacais. A Corda de 81 Nós circunda todo o Templo, além de ser uma alegoria possui um grande simbolismo, como os demais ornamentos no Templo. Para os Aprendizes a Corda de 81 Nós é meramente decorativa, mas possui um simbolismo muito importante para Ordem Maçônica.
Segundo o Dicionário Maçônico (Caminho,2006), a Corda de 81 Nós simboliza a União e a Fraternidade de todos os Maçons na terra. A corda de 81 nós em alguns ritos ainda é conhecida como Borda Dentada, ela pode ser encontrada também nos Painéis das Lojas dos Graus Aprendiz e Companheiro.
A Corda de 81 Nós como o próprio nome diz é uma corda que pode ser esculpida acima das Colunas Zodiacais, ou pode ser natural. A Corda possui em toda a sua extensão nós que estão todos equidistantes.
Existem diversas versões sobre a origem da Corda de 81 Nós, Sposti (1997) conta que durante a construção do Templo de Salomão, após a morte de Hiran Abbif, o Rei Salomão para conseguir dar continuidade e concluir a construção do Grande Templo organizou e nomeou um corpo de 81 membros, sendo estes 81 membros divididos em ter grupos de com 27 membros em cada grupo.
Alguns historiadores, como Castellani (1995), contam que no ano de 1773 teve-se a primeira Cadeia em União, onde Louis Felipe de Orleans tomou posse como Grão-Mestre da Ordem Maçônica na França nesta solenidade haviam 81 Irmãos e a abóboda celeste possuía 81 estrelas.
Segundo D´Elia Junior (2013) em seu livro 100 Instruções de Aprendiz conta que os primeiros maçons deram aos nós o significado de Laços de Amor, que consiste em um anel (fêmea) onde é introduzida a extremidade (macho) da corda fazendo assim o Laço de Amor. Este nó representa o LEMNISCATO, de origem do grego LEMNISCO, que significa ‘fita ou curva algébrica do 4º grau’ sendo assim uma curva em forma de 8 deitado que matematicamente significa o infinito (∞).
O nó que forma a Corda de 81 Nós, não foi