Direito Penal
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
NOME DO CURSO
NOME DO ALUNO
TÍTULO DA PU (PRODUÇÃO ÚNICA)
Trabalho apresentado no curso de ------------------ da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais – AGES, como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial nas disciplinas Nome da disciplina (Nome do Professor) – Coloque o nome de todas as disciplinas.
Orientadora: Nome da Orientadora da PU
Paripiranga
Abril de 2013
Apontamentos Sobre a Construção de Direitos e Garantias Fundamentais de Educação (o tema é só uma sugestão, pode mudar achar melhor) como são poucas laudas, não precisa aprofundar o tema.
A concepção de educação se torna bem mais ampla e complexa do que se pode imaginar por conta de seus valores que são criados e recriados na sociedade. Em cada época e lugar a educação é compreendida de forma diferente e os povos a constroem segundo seus valores culturais, do que viveram e do que aprenderam. De acordo com Brandão (1997, p.44), na Grécia Antiga, “[...] o ideal da educação é reproduzir uma ordem social idealmente concebida como perfeita e necessária, através da transmissão de geração a geração, das crenças, valores e habilidades que tornavam um homem tão mais perfeito quanto mais preparado para viver [...]”.
Mediante o exposto, os gregos não tinham a educação institucionalizada ou particularizada como nos dias atuais, ou seja, independentemente de classe social ou de nível de ensino, a educação estava ao alcance dos que a viviam e a transmitiam.
O modelo e estrutura educacional que nos é apresentado na atualidade, retrocede-nos ao passado, mais precisamente a Roma antes mesmo do século IV A.C. Naquele tempo, o Estado Romano já não priorizava a educação de seu povo, apenas permitia que a iniciativa particular transmitisse conhecimentos através de um ensino não comunitário, mas bem restrito. A escola pública só foi construída ainda no século IV D.C. e custeada pelos cofres municipais, pela população