Enron em os mais espertos da sala
O caso Enron ocorreu nos estados Unidos, utilizando se de esquemas fraudulentos em sua contabilidade que inflavam o potencial da empresa e de seus projetos nos Estados Unidos e em outros países, dando a ela visibilidade pública grandiosa a ponto de torna-la a mais rentável entre todas as possibilidades de investimento na bolsa de valores no EUA, a Enron se tornou destaque em crescimento. Os principais executivos em curto prazo tornaram-se celebridades, a lucratividade atraiu vários interessados para se associarem a empresa.
A Enron assumiu problemas de outras empresas, comprando as e logo tornando projetos lucrativos. Ninguém conseguia entender o sucesso da Enron, mas o mistério foi desvendado pelos golpes que haviam lesado milhões de pessoas em todo pais. Crimes contra o sistema financeiro de bancos, empresas privadas, do governo e pequeno investidor.
A Enron era revendedora de energia e descobriram que as panes de energias com apagões e blecautes ocorriam a mando dos chefões, para os habitantes pagarem taxas mais elevadas. O fundador da Enron tinha relações muito próximas com o presidente da época George Bush e seu filho. Os executivos geniais, os mais espertos da sala, promissores e ambiciosos na faculdade não souberam usar a sua sabedoria para promover o bem.
Concluímos que uma empresa não se enriquece da noite para o dia, não existe dinheiro fácil, necessita de dedicação, caráter empenho e muito estudo. A ética promovendo o bem que é fundamental para qualquer organização, pois o crescimento com corrupção, fraude e o pior de tudo é o suposto envolvimento do governo dos EUA, isso tudo não levara a nada a não ser descerem ao fundo do poço.