Enron o mais esperto da Sala
DOUGLAS MACIEL DA SILVA
RESENHA – ENRON, OS MAIS ESPERTOS DA SALA
VACARIA SETEMBRO2012
DOUGLAS MACIEL DA SILVA
RESENHA – ENRON, OS MAIS ESPERTOS DA SALA
Trabalho do tipo resenha, resumo e opinião com o objetivo de analisar o Caso Enron pela Universidade de Caxias do SulProfessora Maria Tereza Martiningui Pacheco
VACARIA SETEMBRO 2012
O CASO ENRON, OS MAIS ESPERTOS DA SALA
A Enron foi fundada em 1985, através da compra da Houston Natural Gas pelaInterNorth, ao longo da sua existência a Enron se dedicou a muitos ramos de atividade que não só o do Petróleo, entre eles freqüência de internet e seguros climáticos. A empresa já foi a sétima maior empresados Estados Unidos e foi considerada por seis anos consecutivos pela renomada revista Fortune a empresa mais inovadora do país.
O problema é que a empresa foi protagonista de um dos maiores casos defraude da história dos Estados Unidos. O que aconteceu ali serviu de exemplo para o mundo, uma avaliação profunda das questões pessoais em relação ao mercado, da eficiência dos controles financeiros epapel da contabilidade.
O caso de fraude dentro da Enron foi tão complexo que se tornou difícil determinar o que era legítimo e o que realmente não era, mostrando a fragilidade do mercado emconstatar esses fatos. A história da fraude envolve antes de números e técnicas fraudulentas de contabilidade, a ganância e orgulho humano.
A Enron tinha em sua cúpula nomes como Jeff Skilling, Ken Lay,Andrew Fastow, além de muitos outros funcionários que estavam de alguma forma envolvidos com os acontecimentos que ali se sucederam, mas as relações com essa fraude não tiveram seus limites dentro daempresa, mas também tiveram responsabilidade, bancos, a firma de contabilidade Arthur Andersen e o próprio governo.