“ENRON – Os mais espertos da sala”
A Enron Corporation, fundada em 1985, foi uma companhia localizada nos Estados Unidos da América, cujo o foco era a transmissão de energia alternativa, mas que com o passar dos anos, entrou em diversas outras áreas como gás natural, internet e derivativo climático.
A Enron, para conseguir crescer no mercado, utilizou-se de uma tática, denominada de “mark to market”, que possibilitava contar os ganhos projetados nos contratos à longos prazos, aumentando seu rendimento e manipulando as projeções de valores. Desta forma, não tinha como o mercado financeiro determinar como a companhia obtinha seu dinheiro e qual era o seu real patrimônio liquido.
A organização comprava qualquer empreendimento que parecia ser promissor, graças a isso, chegou a ganhar o prêmio de empresa mais inovadora do país, e também formou outras empresas, movimento ainda mais seu capital financeiro e sua área de negocio.
O Filme foca bastante em mostrar o alto número de mercado que a empresa conseguiu alcançar na bolsa de valores, tendo uma valorização jamais vista no mercado, chamando assim atenção de todos os que desejavam se tornar acionistas. Porém, os consecutivos fracassos e projetos não realizados como planejados, fizeram com que as ações das empresas sofressem uma enorme queda de valores, algo que em um primeiro momento, foi conseguido ser ocultado por seus controladores, mas com a continuação de uma grande queda e com a desistência do vice-presidente, cujo deixaria uma carta anônima alertando das fraudes descobertas para o presidente, a queda se concretiza e é determinado estado de falência à empresa, colocando milhões de pessoas sem empregos.
Após a falência da empresa, ocorreu uma grande investigação para