Marasmo
Introdução:
A começar pelo período neonatal, o alimento e a alimentação não somente servem às necessidades nutricionais e energéticas, como também a formação de uma criança que possui o desenvolvimento sadio.
Como o índice de crescimento na infância é rápido, as necessidades energéticas seguem a mesma proporção. Lactentes, tem capacidade para digerir e absorver proteínas, uma quantidade moderada de gordura e carboidratos simples. Recém nascidos necessitam de uma ingesta de líquidos maior que adultos,e com reservas nutricionais limitadas, especialmente de ferro, precisam de suplementação de vitaminas e minerais na forma de alimentos sólidos adicionados ao leite.
Porém, não é oferecida a toda criança a ingestão de proteínas,vitaminas e minerais necessários para seu desenvolvimento saudável e natural. Esse problema acarreta em doenças infantis serias que podem evoluir para casos graves, levando a morte.
A desnutrição infantil possui varias causas como a falta de escolaridade de pais, a falta de saneamento básico, a falta de instrução da família da criança em relação a importância da alimentação e principalmente o numero de crianças em países subdesenvolvidos onde a quantidade de alimento é insuficiente para a população.
O que é marasmo:
Marasmo é a deficiência de calorias protéicas, que causa perda do tecido subcutâneo e muscular. A criança com marasmo recebe quantidades insuficientes tanto de calorias quanto de proteínas. Ocorre em crianças lactentes, ou seja, com menos de dezoito meses.
O lactente marasmático é retardado no peso, altura e amadurecimento, isto é, existe uma falência tanto no crescimento quanto no desenvolvimento. Há uma emaciação (emagrecimento) generalizada e caquexia (emagrecimento extremo, fraqueza) gradual ao ponto do lactente parecer quase cadavérico.
Além de ocorrer como consequência da alimentação insuficiente, o marasmo pode também ser observado em associação com doenças acompanhadas de vomito, diarreia, ou uma