gestão de materiais
Não tem como uma empresa funcionar sem recursos, seja eles humanos, materiais ou financeiros. A administração de materiais foca na manutenção e obtenção dos insumos ou bens patrimoniais indispensáveis para o processo de fabricação.
Com a concorrência acirrada do mercado atual, é um fator extremamente necessário para uma empresa buscar a melhora do seu desempenho, encontrando formas de obterem vantagens e se manterem competitivas. Uma dessas formas é através da boa gestão de recursos materiais e patrimoniais, que, com os custos cada vez mais crescentes permite a utilização com eficiência e eficácia o patrimônio produtivo.
A administração de materiais engloba desde a identificação com o fornecedor , na compra do bem ou serviço, seu recebimento, armazenagem, processo produtivo, armazenagem de produto acabado e sua distribuição ao consumidor final. Ela é extremamente importante para esse gerenciamento e engloba outros departamentos nesse processo que engloba toda a parte citado acima, depende da contribuição de todos para tornar essa gestão possível, sendo importante que o gestor busque avaliar e controlar os processos assegurando a utilização correta e o mínimo de desperdício a partir da criação de indicadores de desempenho que fornecem informações sobre a área avaliada possibilitando a tomada de ações corretivas e eliminar desvios.
O desejo humano é que a sua produção possibilite a produção da maior quantidade possível de bens acabados em estoque, mas como sabemos que isso é muito caro e exige um controle forte é necessário que o gestor equilibre a sua produção com a demanda, mantendo sempre uma quantidade extra para casuais eventualidades de aumento de demanda criando um melhor e mais competitivo sistema de produção para a empresa.
2 - Importância da gestão de estoques e compras
Atualmente a gestão de estoques tem sido algo extremamente comentado nos últimos tempos, custos logísticos, gerenciamento de cadeia de