Trabalho sobre a AIDS
Trabalho de Ciências
Kwashiorkor e Marasmo
Professora Jacqueline
Componentes do grupo: Vinícius, Francisco, Leonardo e Jéssica R.
Bento Gonçalves, 28 de abril de 2014
-Introdução Neste trabalho, procuramos mostrar qual são os principais prejuízos causados por doenças como Kwashiorkor e Marasmo, principalmente causadas pela desnutrição e má alimentação, e de como evitar as mesmas.
-Desenvolvimento
Kwashiorkor
Kwashiorkor é um tipo de doença decorrente da falta de proteínas e vitaminas, geralmente associado com o elevado consumo de carboidratos (arroz, batata, milho, salgadinhos, doces...).
Seu nome origina-se de um dos dialetos de Gana na África, e significa "mal do filho mais velho", pois costuma ocorrer quando a criança era desmamada e alimentada com muito carboidrato e pouca proteína.
As desnutrições protético-calóricas existem em três espécies diferentes: a seca, a molhada e a intermediária. A desnutrição seca é chamada de marasmo e ocorre pela falta de comida. Na maior parte das vezes a mãe está impossibilitada de amamentar e a criança fica magra, com pouca gordura corporal e quase sem tecido muscular.
O Kwashiorkor pode ocorrer tanto em países desenvolvidos como em países subdesenvolvidos, apesar de ter se limitado mais a locais como a África rural, o Caribe e o Sudeste da Ásia, por exemplo. Nestes lugares as crianças que sofrem com a falta do leite da mãe são alimentadas basicamente com mandioca, arroz, inhame e batata doce, havendo, portanto, deficiência na ingestão de proteínas.
Causas
Existem várias explicações para o aparecimento e desenvolvimento da Kwashiorkor, tendo ainda controversas. Atualmente, considera-se que a deficiência de proteínas, aliada com as deficiências energéticas e de micronutrientes, são importantes causas, porém podem não ser os fatores chave. Pode ser que seja também causada por