AIDS/HIV
A Organização Internacional do Trabalho foi fundada em 1919 com o objetivo de promover a justiça social, e assim, contribuir para a paz universal e permanente. Sua estrutura tripartite é única entre as agências do Sistema das Nações Unidas; o
Conselho de Administração da OIT inclui representantes de governos e de organizações de empregadores e de trabalhadores. Esses três constituintes são participantes ativos em reuniões promovidas pela OIT, bem como na Conferência Internacional do Trabalho – um fórum mundial que se reúne anualmente para discutir questões sociais e trabalhistas.
Nos últimos anos a OIT lançou, para a adoção por seus países-membros, um respeitável e amplo código de Convenções e Recomendações internacionais do trabalho. Estas normas versam sobre liberdade de associação, emprego, política social, condições de trabalho, seguridade social, relações industriais e administração do trabalho, entre outras.
A OIT provê assistência técnica, assessoria e capacitação aos seus membros por intermédio de uma rede de escritórios e de especialistas localizados em mais de 40 países.
Publicações da OIT
A Oficina Internacional del Trabajo é a editora, a instância de pesquisa e a secretaria da Organização Internacional do Trabalho. O Departamento de Publicações produz e distribui material sobre as principais tendências sociais e econômicas.
Também publica estudos sobre políticas e questões que afetam o trabalho ao redor do mundo, obras de referência, guias técnicos, livros de pesquisa e monografias, repertórios de recomendações práticas sobre segurança e saúde no trabalho e manuais de treinamento para trabalhadores. Ele também produz a Revista Internacional do Trabalho em inglês, francês e espanhol, que edita os resultados de pesquisas e resenhas sobre novos temas e livros.
O Escritório da OIT no Brasil produz seus próprios livros e traduz para o português algumas publicações da Oficina Internacional