Análise afetiva
Curso: Técnico em Alimentos
Clarice Guimarães
ANÁLISE SENSORIAL:
Testes afetivos
São Paulo
2013
1. Introdução
Os testes afetivos da análise sensorial são usados para indicar a preferência ou aceitabilidade de determinado produto junto ao seu público-alvo. Em geral, os testes são feitos por consumidores que não tenham conhecimento técnico sobre o produto avaliado e nem treinamento para avaliações sensoriais.
As principais aplicações são:
Comparar produtos concorrentes;
Desenvolver de novos produtos;
Melhoria da qualidade de produtos;
Acesso ao mercado potencial.
Os Objetivos dos testes afetivos é avaliar o grau com que os consumidores gostam ou desgostam de um determinado produto e também de comparar um produto com outro.
Os teste realizados para a elaboração desse relatório, foram os de Aceitação com análise de variância, Ordenação e Preferência Pareado.
2. Teste de Comparação Pareada - Preferência
Trata-se de um teste quantitativo, onde o melhor resultado sairá de um grande grupo de consumidores (no mínimo 50). Visa identificar fatores sensoriais que determinam a preferência de marcas distintas.
2.1. Materiais e métodos
2.1.1. Materiais
Bolo de laranja Casa Suíça, Bolo de laranja Pullman, Ficha de Teste de Preferência.
2.1.2. Métodos
As amostras codificadas são apresentadas simultaneamente ao julgador junto à ficha para completar. O Julgador escolhe a sua preferida e anota na ficha.
Ao final, todas as fichas são lidas pelo analista que soma as respostas e aplica na tabela de Significância no Teste Pareado para obter o resultado.
2.2. Resultados e Discussão
Dos 24 julgamentos, 13 preferiram o bolo da Casa Suíça e 11 preferiram o Bolo Pullman. Os comentários sobre o motivo da escolha do bolo preferido foram variados, alguns mediram a maciez, outros o dulçor , outros ainda a umidade.
Apesar