AIDS, HIV
A AIDS é uma doença que se iniciou nos anos 80, onde se alastrou abrangendo principalmente os grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro e Sul do país, apesar de ouvirmos falar de casos por todo o estado sua maior incidência foi nas regiões mais desenvolvidas, a AIDS não se distribuiu de forma homogênea. Com o passar do tempo quase no final daquela década foi se tomando conhecimento da disseminação por outras regiões do país, tornando-se uma epidemia.
O Brasil foi pioneiro em 1986 na criação de um Departamento de DST (Doença Sexualmente Transmissível), AIDS e Hepatites Virais tornando-se referência Mundial no tratamento da doença e atenção aos portadores do vírus e outras doenças sexualmente transmissíveis, trabalhando em forma de prevenção para reduzir a transmissão do HIV/AIDS e de outras doenças virais, promovendo uma maior qualidade de vida dos pacientes infectados.
Características do vírus O vírus HIV é caracterizado por longo período de incubação, e por terem dificuldades de serem detectados pelo sistema imunitário do hospedeiro, seu nome cientifico é Retroviridae Lentivirus.
Quando o vírus entra em contato com o hospedeiro, há grande dificuldade de descobrir a causa, já que os sintomas são bem parecidos com doenças comuns.
Os sintomas são febre persistente, cansaço e fadiga, erupção cutânea, perda de peso rápida, diarréia que dure mais de uma semana, dores musculares, dor de cabeça, tosse seca prolongada, lesões roxas ou brancas na pele ou na boca.
Agente Etimológico
O vírus causador da AIDS é o HIV ("Human Immune-deficiency Virus"). O HIV é um retrovírus com genoma RNA, da Família Retroviridae (retrovírus) e subfamília Lentivirinae. Quando o HIV penetra no corpo de uma pessoa começa lentamente a destruir a célula de defesa imunológica chamada linfócito CD4 que se encontra em nossa corrente sanguínea, é responsável por toda a coordenação da defesa imunológica. O HIV ataca a célula responsável pelo combate de