INVENTARIO
Inventário
É o processo de verificação dos estoques de produtos, mercadorias e materiais da empresa. Periodicamente a empresa deve efetuar contagens físicas de seus itens de estoque e produtos para verificar. Discrepâncias em valor, entre estoque físico e contábil. Discrepâncias entre registros (kadex) e o físico (quantidade real na prateleira) Operação do Valor total do estoque (contábil) para efeito de balaços ou balancetes. Neste caso o inventário é realizado ao final do ano fiscal. Os inventários podem ser: Inventário Geral, Inventário Rotativo.
Inventário Geral
Efetuados ao final do exercício, abrangem todos os itens do estoque de uma só vez, duração prolongada, impossibilitam as reconciliações, analise das causas de divergências e consequentemente ajustes na profundidade.
Inventário Rotativo
Concentra-se a cada mês em menor quantidade de itens, deverá reduzir a duração unitária da operação e dará melhores condições de análise das causas de ajustes visando o melhor controle. Itens mais significativos são inventariados mais vezes por ano (por exemplo, 3 vezes por ano), itens de importância intermediária ( 2 vezes) e itens de pequeno valor em estoque (1 vez)
Para um Bom Planejamento, deverão ser Providenciados: Folhas de convocação e serviços, definindo os convocados, datas, horários e locais de trabalho, fornecimento de meios de registro de qualidade e quantidade adequada para uma correta contagem.
Método da tomada do inventário e treinamento, atualização e análise de registros. Cut. – Off para documentação e movimentação de materiais a serem inventariados.
Responsável pelo inventário
É necessário nomear um contador para conduzir o inventário. O coordenador normalmente está ligado ao departamento de logística e departamento administrativo. É preciso que coordenador tenha autoridade para comanda o processo.
Ter iniciativa, liderança , entusiasmos, lógica e persistência são características básicas necessárias de um responsável pelo