bioquimica
Kwashiokor é um tipo de doença decorrente da falta de nutrientes. Seu nome é originado de um dos dialetos de Gana, país da África, e significa "mal do 1° filho, quando nasce o segundo ", indicando o aumento dos casos em que a criança mais velha foi desmamada (do peito materno) precocemente assim que seu mais novo irmão nasceu.
É uma espécie de desnutrição protético-calórica menos comum que ocorre quando o segundo filho nasce e a mãe necessita dar todo o seu leite a este. Com isto a primeira criança passa a ser alimentada com uma sopa de baixa qualidade nutricional quando comparada ao leite da mãe. A principal fonte de proteína, o leite, é cortada e a alimentação não faz a reposição. Esta condição leva a criança a uma deficiência de proteína que prejudica o corpo como um todo. A recuperação desta forma de desnutrição é, no entanto, mais rápida do que em outros tipos, como no marasmo.
O kwashiorkor pode ocorrer tanto em países desenvolvidos como em países subdesenvol- vidos, apesar de ter se limitado mais a locais como a África rural, o Caribe e o Sudeste da Ásia, por exemplo. Nestes lugares as crianças que sofrem com a falta do leite da mãe são alimentadas basicamente com mandioca, arroz, inhame e batata doce, havendo, portanto, deficiência na ingestão de proteínas.
2. E Marasmo, qual o significado?
O Marasmo, ou desnutrição seca, é uma forma crônica de desnutrição, na qual a deficiência primariamente de energia, em estágios avançados, é caracterizada por perda muscular e ausência de gordura subcutânea. Em seu tratamento deve-se prover uma dieta com proteínas de alto valor biológico e calorias adequadas para que aproveite o presente na proteína.
O marasmo ocorre quando a pessoa não se alimenta, durante muito tempo, em quantidade suficiente de nenhum tipo de nutriente necessário ao perfeito funcionamento do corpo humano. A falta de alimentos ricos em sais minerais e vitaminas provoca vários malefícios